1 de jul. de 2015

154: SEU FILHO TAMBÉM É MOVIDO A DESAFIOS.


O ser humano é movido a desafios. E o seu filho também. Quer ver? Observe se já não viveu esta cena. Uma criança pequena tenta subir no sofá, que para ela é um enorme desafio. Nesta tentativa, sempre aparece um adulto que resolve o problema, carrega-a e a coloca em cima do sofá, não é? Mas o que acontece? A criança desce imediatamente e começa tudo de novo. Pode parecer bobagem, mas esse desafio de subir no sofá diz de muitos desenvolvimentos motores, psíquicos, cognitivos e que além de serem úteis agora, serão base importante para futuras aprendizagens bem mais complexas. Mas, se desde pequena dizemos à criança que ela não consegue, ou nos adiantamos fazendo em seu lugar, ou ainda a acostumamos a conseguir as coisas fáceis, estaremos proporcionando a formação de uma possível criança insegura, passiva, sem curiosidade a novas descobertas e com limitados conhecimentos.
Assim, deixe seu filho desafiar-se e aceitar desafios para conquista-los. Fique de olho sim e sempre atento, afinal há riscos. Mas não exagere e nem subestime o seu filho. Com riscos calculados, deixe-o viver, desafiar-se, aprender e desenvolver. Sempre.
Assista aos dois vídeos e inspire-se.



ps: Nesse mes de férias usarei vídeos de crianças que circulam pela internet para a nossa reflexão e melhoria de ação.

3 comentários:

  1. Mais uma vez agradeço por me ajudar a construir minhas asas e que, por mais tentador que seja pisar nelas levemente, você se esforça para me deixar voar. Te admiro cada dia mais. Muito obrigada por me ver cair, mas me deixar levantar sozinha. E isso é a maior prova de amor.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/02/2015

    Excelente. E assim como as crianças, nós também aprendemos dia a dia. E que delícia poder aprender com você, valeu! Parabéns. Bjs. Pat Val

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/03/2015

    Ao assistir os videos e ler o seu post eu vi o quanto subestimo meu filho. Valeu mesmo Ligia Pacheco. Sempre abrindo os nossos olhos. Obrigado.
    Lea

    ResponderExcluir