3 de fev. de 2013

61- MINHA ENTREVISTA NA BAND NEWS: COMO AGIR COM OS FILHOS NA VOLTA ÀS AULAS?



Fui entrevistada no dia 28.01.2013 na BAND NEWS por Renato Cordeiro e Patrícia Tosta e a grande questão era como conciliar a volta às aulas em meio a tantos estímulos de festas pré-carnavalescas. Como os pais deveriam agir?
Não é fácil ao jovem trocar as festas por Capitanias Hereditárias, tabela periódica, logaritmo ou qualquer outro conteúdo escolar. Por isso, é importante que a escola seja um lugar de encantamento onde se queira estar, cuidar, voltar e viver sem ter a vergonha de ser feliz, podendo ser um eterno aprendiz. Onde o conhecimento propicie a compreensão e a transformação do mundo e de cada ser. Assim, comece por uma boa escolha.
E depois? Não há receita mágica, instantânea  ou imediatista. A educação é um processo que se inicia no berço. Por isso, atente-se o quanto antes. Importante ressaltar que a educação não se dá por decreto. Obrigar, proibir, castigar, premiar podem ser medidas aparentemente satisfatórias, mas não se iluda: as transformações devem vir de dentro para fora. Assim, ensine o seu filho a ser autor e responsável pela própria vida, inclusive pela vida escolar. Dê uma boa base para que ele se estruture, oportunidades para ele cresça e se desenvolva, e liberdade de ação, pois só aprendemos a fazer fazendo. E acesse o link da entrevista onde encontrará outras dicas de como agir não só na volta as aulas, mas por uma educação que faça a diferença na vida do seu filho e na sua. Vamos lá?

6 comentários:

  1. Anônimo2/03/2013

    Ligia, como sempre você ensinando, encantando e ajudando nesse "processo que é a educação", como vc mesma disse. Parabéns por essa visão da vida. E hj eu pratiquei um dos seus ensinamentos com o meu sobrinho-neto. Adorei. Obrigado. Bjs. Valéria

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/04/2013

    ESPETACULAR. CÁSSIO

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/04/2013

    PARABÉNS PELA ENTREVISTA. SUCESSO SEMPRE. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/05/2013

    Ligia muito obrigada pela palestra de ontem, eu e meu marido saimos de lá muito felizes e mais seguros. Vou ser sua seguidora! Tenha um ótimo carnaval.

    ResponderExcluir
  5. "Não é fácil ao jovem trocar as festas por Capitanias Hereditárias". Adorei! Havia uma coisa na escola que me incomodava muito. Um clima meio prepotente e castrador da minha criativdade, da minha atitude. A escola precisa mesmo se reinventar... metodologia, professores, espaço. Acho que não cabe mais essa história de "passar conhecimento". Ou sentamos para aprender juntos, ou viveremos todos frustrados.
    Adorei te conhecer! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/15/2013

    PARABÉNS 10.000 ACESSOS. SÃO CONTEÚDOS ASSIM, QUE FAZEM DO NOSSO MUNDO MELHOR A CADA DIA. SUCESSO, REALIZAÇÕES, APRENDIZADOS, TROCAS E COMPARTILHAMENTOS. ABRAÇO.

    ResponderExcluir