20 de abr. de 2012

49- PROTEJA SEU FILHO DO MUNDO REAL.

Percebo muitos pais assumindo ou protegendo o comportamento e a responsabilidade dos filhos. Isso não é educativo. Em reunião de Pais e Mestres, da Educação Infantil ao Ensino Médio , é muito comum percebermos pais aflitos com as atividades dos filhos. Anotam as tarefas, os conteúdos das provas, verificam com o professor cada passo dado pelos filhos. Estarão os pais protegendo-os do mundo real? Creio que não. Mas, alguém pode perguntar: “Mas se eu não faço isso, ele também não faz e será reprovado!” E eu rebato: “Como aprender a ter responsabilidade e autonomia se não se tem espaço para tal?” O ser humano tem uma tendência ao comodismo. Se os pais assumem a responsabilidade que é do filho, para que ele irá assumir? Além disso, se você não acredita na capacidade do seu filho, então é melhor parar e rever a maneira como está o educando, pois ele é sim capaz. Porém, só aprendemos a fazer fazendo. E a aprendizagem não se dá de forma passiva e automática. Pelo contrário, é um processo longo, que requer intenção, erros, acertos, esforço, reforço, motivação. E, por isso, ensinar requer paciência, persistência, vontade, criatividade, e principalmente, é preciso acreditar no aprendiz. Lembre-se: Seu filho precisa aprender a ter responsabilidade por seus atos, a assumir suas escolhas e a enfrentar as adversidades do dia a dia. Ensine-o e seja um bom exemplo. Isso sim irá protegê-lo do mundo real. 

2 comentários:

  1. É gratificante ler seus textos. Me remete aos nossos momentos em sala de aula, e me dá a certeza de ter acertado minha segunda profissão. Obrigada por partilhar seu aprendizado, sua competência em transmitir aos educadores(Pais, professores e afins) o valor de educar com amor, respeito e dignidade. Bj Elanni.

    ResponderExcluir
  2. Elanni, Obrigada pelo retorno. Muito bom saber que partilhar o que se sabe vale a pena. Grande beijo, com carinho e morrendo de saudades de você. bjs bjs bjs

    ResponderExcluir