3 de out. de 2011

37- A OBESIDADE DO FILHO E A PERDA DA GUARDA DOS PAIS.

Ontem vi uma polêmica no jornal que me pôs a pensar: Pais de criança obesa devem perder a guarda do filho? Lembro que há pouco tempo a beleza da criança era traduzida pela quantidade de dobrinhas que tinha. Os pequenos Budas faziam sucesso. Hoje, sabemos que gordura não é sinal de beleza e nem de saúde. Mas, ouvi de um endócrino infantil que 90% de seus pacientes têm alta taxa de colesterol, estão acima do peso e têm no máximo 14 anos. Segundo o último IBGE, uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está obesa. Para alguns pesquisadores, os pais destas crianças têm sido negligentes em não controlar a alimentação dos filhos. Devido a isto, já há casos, nos EUA, Espanha, Canadá, Escócia e Inglaterra, de pais que perderam a guarda dos filhos. E no Brasil, isto também é possível. Mas pergunto: Estes pais seriam também obesos? Saberiam eles controlar a própria alimentação? Educar a família não seria melhor do que lhes tirar a guarda? No Japão, apenas 3,4% da população é obesa, e anualmente, todos passam por exames médicos. Quem está acima do peso recebe um guia de instruções sobre alimentação saudável e exercícios. Se não entrar na linha, pode pagar mais caro pelo plano de saúde. Solução melhor? Talvez. Mas, sou sempre a favor de iniciar pela educação, que vai bem além da instrução. Custaria menos ao governo, à família e à própria criança. Afinal, ser obeso é bem mais penoso do que carregar um sobrepeso físico. Pense nisso antes de não dar limites alimentares ao seu filho.

9 comentários:

  1. Anônimo10/13/2011

    Eu não tenho problema de filho obeso. Tenho sim problema é com o marido que é obeso.

    ResponderExcluir
  2. Olá. É fácil ter filhos obesos quando os pais são obesos, pois são eles que educarão a criança neste quesito, em que eles próprios encontram dificuldades. Que bom que seu filho não se influenciou.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/13/2011

    Lucicleide Lessa, Ana Lourdes Epifani, Paula Dantas, Janette Oliveira, Escola de Valor Consultoria curtiram esta postagem.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/13/2011

    Cinco pessoas compartilharam esta página com sua rede social.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Ana Lourdes Epifani, Paula Dantas, Janette Oliveira, Escola de valor consultoria. E obrigada pelos compartilhamentos. beijos a todos e todas.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10/13/2011

    Lucicleide Lessa curtiu esta postagem.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10/13/2011

    Lucicleide Lessa: Saudades minha querida e eterna professoraaaaaaaaa......

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10/13/2011

    Gabi Pacheco: orguuuuulho!

    ResponderExcluir
  9. Lucicleide Lessa e Gabi Pacheco, obrigada pelo apoio. Saudades Lu. Orgulho tb, Bi. bjs bjs

    ResponderExcluir