9 de ago. de 2011

23- CUIDADO COM A AUTONOMIA ILUSÓRIA.


Recebi de uma leitora um texto muito interessante que relaciona a educação de um filho com a sua inserção social. Lembrei-me logo de uma história. Há poucos anos, fui com meu pai ao cinema do Shopping Iguatemi, SP. Atrás de nós sentaram 8 adolescentes bem vestidos, portando eletrônicos de última geração e bem seguros como eles são quando estão em grupo. Começou o filme, e eles a algazarra. Educadamente pedimos silencio. Aumentaram a bagunça. Tentamos mais uma vez. Foram deselegantes. Demos bronca. Riram. Posso apostar que não respeitam os pais. Respeito é aprendizagem que começa no berço e por imitação. Logo a platéia chiou, entrou o lanterninha, mas nada os intimidava. Eles tomaram o espaço e o tempo para si, sem a menor noção de coletividade. O filme acabou e na saída, o inesperado: Vieram nos ameaçar. Fizemos um pequeno discurso, e eles correram ao guarda. Este nos olhou e nem deu bola. Mas, não desistiram. Encheram-se de coragem e voltaram a nos incomodar. Tentamos uma tomada de consciência coletiva até que um deles disse de forma mais mansa: “Meu pai é advogado e estou ligando prá ele vir aqui. Vocês podem esperar um pouco prá ele resolver este problema?” E eu disse: “Ah menino, você é autônomo o suficiente para aprontar e ser dono do mundo, mas na hora de arcar ou assumir o risco você chama o seu pai?” Tenho uma boa dica: Ajude o seu filho a arcar com as responsabilidades desde muito pequeno. Assim, ele não será tão iludido e frágil na vida.

Um comentário:

  1. Adriana Mota Gomes, Cristiane Santos, Gabi Pacheco e outras 10 pessoas curtiram isso.

    Ligia Pacheco E eu curti que vocês curtiram. :)
    09 de agosto às 18:05 · Curtir · 2 pessoas

    Jaqueline Rodrigues kkkk..tu és uma curtição!! Te adoro!! Te cuida!! bejitos..

    10 de agosto às 00:22 · Curtir (desfazer) · 1 pessoa

    Danielli Araújo TENHO ACOMPANHADO OS TEXTOS DO BLOG SÃO ÓTIMOS PARA OS PAIS DE PRIMEIRA VIAGEM COMO EU... MORRO DE SAUDADES DE SUAS AULAS CABEÇA. BJS

    10 de agosto às 10:02 · Curtir
    Ligia Pacheco Adorei as aulas cabeça! E que bom que o blog tem tido serventia. Educar bem é um grande investimento. Saudades de vocês. beijocas
    10 de agosto às 12:12 · Curtir

    Cristiane Santos Parabéns pelo seu blog Ligia!!!
    10 de agosto às 18:00 · Curtir

    Ligia Pacheco Obrigada Cris. Esta semana "termino" o tema autonomia. E com ela vamos voar para outros rumos. beijocas e saudades
    12 de agosto às 15:42 · Curtir

    Maruska Karla Adoroooooo seu blog viu!!!
    há 11 horas · Curtir

    Ligia Pacheco Obrigada Maruska. E ele deve ser interativo. Pode discordar, concordar, dar pitaco, colocar dúvida... é nosso! beijocas
    há 2 segundos · Curtir

    ResponderExcluir